Fadminas promove o primeiro Hackathon nacional para o curso de pedagogia.

A proposta do programa é incentivar os alunos a solucionarem problemas reais de escolas da região, com o objetivo de ajudá-los a aprimorar a capacidade de criatividade, raciocínio e resolução de problemas. “Foi uma forma didática e prática dos alunos perceberem a importância da formação deles e também de deslumbrarem o futuro profissional, além de […]

A proposta do programa é incentivar os alunos a solucionarem problemas reais de escolas da região, com o objetivo de ajudá-los a aprimorar a capacidade de criatividade, raciocínio e resolução de problemas.

“Foi uma forma didática e prática dos alunos perceberem a importância da formação deles e também de deslumbrarem o futuro profissional, além de terem a oportunidade de experienciar situações reais que realmente enfrentaram no futuro.” esclarece, 

Tairacon Oliveira, professor do curso e um dos orientadores no projeto.

O professor detalha que a experiência foi muito enriquecedora, pois os alunos tiveram a oportunidade de propor uma solução a um problema real de escolas da região de lavras, e agora com o envolvimento dos professores e direcionamento, ponderam apresentar soluções para as problemáticas.

Daniela Reis, coordenadora do curso de pedagogia, destaca que inicialmente, todos os gestores da rede pública municipal de ensino foram ouvidos e listaram problemas que precisam de criatividade e inovação no processo de resolução. Os estudantes orientados pelos professores do curso selecionaram sete problemas e iniciaram uma maratona organizada em três etapas para a resolução.

“A Fadminas promoveu esse importante projeto buscando relacionar teoria e prática profissional a partir da resolução de problemas educacionais.” explica.

Nesse domingo foi o Hackathon com a etapa de prototipagem. No dia 04 de junho apresentarão as propostas para a resolução dos problemas para os gestores escolares da Rede pública municipal de ensino.

Experiência dos alunos

Sobre a experiência, Ana Clara Souza, uma das alunos do curso, afirma que o hackathon foi uma experiência nova, mas de grande importância seu desenvolvimento, “No evento a gente conseguiu reunir todos os participantes do grupo, fazendo com que os pensamentos se alinhassem e ainda tivemos o acompanhamento dos nossos professores em todo o projeto!”

Ela ainda explica que, foi importantíssimo ter o acompanhamento dos professores, para adiantar o projeto e experienciá- lo da melhor forma possível.

“Foi algo especial e único. Poder ver a realidade e participar da resolução de problemas reais, é algo que nos ajuda a crescer. Ver o desempenho e as ideias de cada grupo, mostra o real comprometimento e a responsabilidade que os futuros pedagogos apresentaram.

Isso é algo que dá esperança para a educação vindoura.” conclui, Marcelo Augusto Dondoni, outro aluno e participante do projeto.

Por: Rebeca Alves

Notícias, Pedagogia

MAIS NOTÍCIAS

Fadminas promove o primeiro Hackathon nacional para o curso de pedagogia.

A proposta do programa é incentivar os alunos a solucionarem problemas reais de escolas da região, com o objetivo de ajudá-los a aprimorar a capacidade de criatividade, raciocínio e resolução de problemas. “Foi uma forma didática e prática dos alunos perceberem a importância da formação deles e também de deslumbrarem…

Saiba Mais

O Instituto de Missões é inaugurado na Fadminas.

O instituto foi fundado para ser a sede de treinamento dos voluntários, missionários e colportores de toda a região sudeste, localizada no campus da instituição. O evento foi marcado pela presença de departamentais e tesoureiros da Useb, além do coral universitário da fadminas, que traz um brilho especial para o…

Saiba Mais

Foi assinado o documento que libera oficialmente a construção do prédio universitário no campus I

Hoje, dia 22 de maio de 2024, foi assinado o documento que oficializa o início da construção do prédio universitário aqui no campus I, momento marcado pela presença de administrados e tesoureiros, da união sudeste brasileira, além do Presidente, Hiram Kalbermatter, que demonstra sua satisfação por todo o processo histórico…

Saiba Mais

Fadminas Contrata Novos Funcionários

A Fadminas apresenta Victor David Elias do Nascimento e Iraíde Andrade Teixeira Nunes, que assumem, respectivamente, a Direção da Educação Básica e a Coordenação dos anos finais e ensino médio da Instituição. Victor Nascimento é formado em Teologia e Pedagogia, servindo à Educação Adventista a quase dez anos, com experiência…

Saiba Mais

Fadminas viabiliza arrecadações para o Rio Grande do Sul

Por conta dos desastres iminentes no Rio Grande do Sul, a Educação Adventista como um todo tem colaborado com diversas campanhas de doações ao redor do país, e com a Fadminas não foi diferente. "Como um dos pilares da educação é acolher e se colocar no lugar do outro, os…

Saiba Mais

Fadminas Participa da Copa dos Foguetes: Integração e Aprendizado no Campus I

A Fadminas teve uma destacada participação na Copa dos Foguetes, evento realizado entre os dias 30 de abril e 02 de maio de 2024, sediado em nosso Campus I. A iniciativa foi promovida pela startup Estelar, em parceria com o Unilavras - Centro Universitário de Lavras. As Copas dos Foguetes…

Saiba Mais

Fadminas participa da Convenção Jovem Maranata

A Fadminas participa da Convenção Jovem Maranata, que é realizada na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. O evento recebe mais de 20 mil jovens de toda a américa do sul. Cerca de quarenta estudantes da fadminas são selecionados para participarem do programa internacional, organizado pela Divisão Sul-Americana (DSA) ,…

Saiba Mais