- Voltar
- |
- NAP – Núcleo de Apoio à Pesquisa
NAP – Núcleo de Apoio à Pesquisa
Bem-vindos ao NAP (Núcleo de Apoio à Pesquisa). Aqui você irá encontrar informações sobre a Semana de Iniciação Científica (SINC) que compreende o Simpósio de Iniciação Científica, a Feira de Ciências e a Feira de Marketing. Também terá acesso aos links de nossas revistas acadêmicas, acervo de TCC e ainda conhecerá nossos Grupos de Pesquisa e seus respectivos eixos temáticos. Tenham todos uma boa navegação.
Prof. Elvis Magno da Silva
Coordenador do NAP
Grupos de Pesquisa
Coord.: profa. Dra. Daniela Reis e profª. Dra. Dayse Mota Rosa Pinto
Esta linha de pesquisa destina-se aos trabalhos direcionados ao estudo das teorias de ensinagem e aprendizagem, bem como da práxis do/discente, nos múltiplos cenários de atuação profissional. Aborda ainda a produção e publicização do conhecimento no campo educacional e sublinha as inovações educacionais aplicadas à Educação Básica e Superior.
Eixos temáticos:
• Teorias e metodologias do ensino;
• Estratégias de ensino centradas no protagonismo discente;
• Fenômenos e linguagem digital nos processos de ensinagem e aprendizagem;
• Interpretação e uso de indicadores na avaliação do desempenho escolar;
• Didáticas específicas, produção de materiais e implementação da BNCC;
• Modalidades da educação e múltiplos espaços pedagógicos;
• História e Filosofia da educação;
• Gestão do Trabalho Pedagógico (GTP);
• Inovações aplicadas à Educação.
Coord.: prof. Dr. Eric Andrade
A contabilidade fornece os dados financeiros necessários para a controladoria realizar suas análises e orientar as decisões estratégicas. A controladoria, por sua vez, utiliza as informações contábeis como base para o planejamento financeiro, análise de desempenho e gestão de riscos. Diante disto, serão realizadas investigações que conduzam a comunicação destes temas, por meio de pesquisas qualitativas e/ou quantitativas para análises de aplicações práticas de instrumentos teóricos no que tange a solução de problemas organizacionais, ou sistêmicos, que existam nos mais variados tipos de negócios.
Eixos temáticos:
• Contabilidade Financeira;
• Controladoria e Contabilidade Gerencial;
• Gestão de Riscos, Custos e Atuária;
• Administração financeira e orçamentária;
• Fundamentos Gerais da Contabilidade.
Coord.: prof. Elvis Magno da Silva
Todo negócio envolve necessariamente o ato de produzir ou vender um produto ou de prestar um serviço. Um produto é algo concreto, que se pode pegar, ver e apalpar. Já o serviço é a ação ou efeito de servir, de dar seus dons e talentos em forma de trabalho. É o desempenho de uma atividade. Neste sentido, esta linha de pesquisa buscará investigar como se dá a gestão dos pequenos negócios com o fim de produzir um bem ou serviço.
Eixos temáticos:
• Administração, Análise e Tecnologia da Informação;
• Estratégias de Marketing;
• Gestão de Operações e Sustentabilidade;
• Finanças;
• Empreendedorismo e inovação.
Coord.: profa. Dra. Lindsay Teixeira Sant’Anna
Esta linha de pesquisa pretende inter-relacionar 3 temáticas indissociáveis: sustentabilidade, governança e inovação. Serão realizados aprofundamentos teóricos sobre os três temas, bem como pesquisas qualitativas para análises de instrumentos e barreiras organizacionais, existentes no Brasil e no mundo, para a criação de ambientes sustentáveis nas esferas pública e privada. Será dado o enfoque para a inovação como um processo desburocratizado, capaz de proporcionar ambientes organizacionais sustentáveis.
Eixos temáticos:
• Boas práticas de governança pública e privada;
• Responsabilidade socioambiental;
• Políticas públicas sustentáveis;
• Estratégias de sustentabilidade organizacional;
• Ética organizacional e compliance.
Coord.: prof. Dr. Elvis Magno da Silva
Esta linha de pesquisa tem por finalidade envolver teorias e práticas que tenham como foco temas relacionados aos estudos de comunicação e marketing. Contempla estudos que apresentem questões relativas a criação, comunicação, discurso e inovação, levando em consideração o ser humano como produtor e como consumidor dos serviços publicitários e de marketing.
Eixos temáticos:
• Estratégias de marketing e inovação;
• Endomarketing e gestão estratégica de pessoas;
• Análise do discurso e textos midiáticos;
• Marcas, comunicação e sociedade;
• Criação publicitária e estratégia de mídia.
Coord.: prof. Dr. Eric Andrade
Destacam, além dos fundamentos clássicos e de sua evolução, também novas inserções e aplicações das teorias da constituição, da argumentação, da interpretação e da decisão judicial, por exemplo. A análise se dá em duas frentes complementares, uma mais ligada a aspectos considerados teóricos sobre o direito (notadamente por meio da filosofia, história e teoria do direito e respectivas subáreas) e outra diretamente relacionada a uma integração dos indivíduos ao Estado por meio do direito, sobretudo para fins de participação nos processos decisórios e políticos. Enfatiza-se o aspecto da participação política como vetor fundamental para a organização do Estado, considerando a democracia como pilar para a estruturação estatal, sob diversas perspectivas, inclusive a Liberdade Religiosa. Com essas premissas, podem ser delimitados os seguintes eixos temáticos da linha, norteada pelo estudo avançado, integrado e crítico dos problemas indicados e pelas finalidades aperfeiçoamento da formação, desenvolvimento, inserção e difusão do pensamento jurídico nas estruturas e relações contemporâneas de poder:
Eixos temáticos:
• Fundamentos Filosóficos e Históricos do Direito;
• Direitos Constitucional e Liberdade Religiosa;
• Direito da Cidade e funções sociais urbanas;
• Relações Civis e de Consumo na Dogmática Jurídica;
• Criminologia, Direito Penal e Política Criminal;
• Direitos educacionais e Políticas Públicas.